sábado, 19 de dezembro de 2015

Presente ou fututro?

Sobre as andanças que vida dá, lá vem algumas conclusões..
Um pouco sobre o que aprendo (tento, ou não) com as pessoas.

Passeio á uma praia turística próxima de casa (Búzios BR).
No enredo, pescador(nativo), gringote amigo (americanos).
Resolvi puxar assunto.
– Hey, amigo! Peixões, heim! Quanto tempo cê demorou pra pesca-los? – perguntei.
– Ah, levei muito tempo não. – respondeu o senhor.
– Ué, então por que você não fica mais tempo no mar e pesca mais? – o americano ficou curioso.
– Com esses peixes eu tenho o suficiente pra mim e pra minha família. - respondeu o pescador.
– E o que você faz com o resto do seu tempo? - perguntou o americano.
– Eu brinco com os meus filhos, assisto um futebol, passo tempo com a minha mulher... Às vezes, à tarde, vou até a vila pra ver meus amigos, tocar violão, cantar…
E nisso, sem dar muita atenção, foi logo interrompendo:
– Olha, eu sou dos Estados Unidos, formado em economia por uma grande universidade lá. Eu posso te ajudar a ter mais lucro. Você pode começar a pescar por mais horas todo dia. Assim, você vende os peixes extras que pescar. Com o dinheiro extra, você compra um barco maior. Com a renda que o barco maior te trouxer, você pode comprar um segundo barco, um terceiro barco e por aí vai, até ter uma frota inteira de barcos de pesca.
Vixe, o gringo estava realmente orgulhoso do raciocínio...
E eu apenas observava aonde aquilo ia dar.
– Eventualmente, – continuou – você vende seu peixe diretamente pra processadores ou até abrir a sua própria fábrica de conservas. Você pode controlar o produto, o processo e a distribuição. Você poderia largar esse vilarejo e se mudar pro Rio de Janeiro, ou mesmo outra cidade, onde você possa aumentar ainda mais seu negócio!
Tudo parecia novidade pro pescador, e ele até se interessou:
– Quanto tempo duraria isso tudo?
O americano pensou, calculou, e concluiu:
– Provavelmente uns 15, 20 anos, talvez menos se você trabalhar muito.
– E depois disso? – perguntou o pescador.
– Aí vem a melhor parte! – o americano estava empolgado – Quando chegar a hora, você vende a sua empresa e fica muito rico!
– Jura? Mas o que eu faria com tanto dinheiro?
E o gringo se gabou:
– Aí você poderia se aposentar com todo o dinheiro que você fez. Poderia se mudar para um simples vilarejo de pesca, onde você brincaria com seus netos, assistiria jogos de futebol e passaria tempo com a sua mulher. Você poderia ir pro vilarejo à noite pra tocar violão e cantar com seus amigos.
(...)
Emoticon kik
A refletir...
Porque, né, às vezes a gente tá se matando de fazer um troço
pra conseguir outro troço
que a gente já pode ter e nem se dá conta.
Só precisamos mudar a maneira de enxergar as opções e os caminhos que nos levam até lá.
Atentemos, pois, aos sinais.

Namastê, aur revoir, ciao, see you later

Nenhum comentário: